Tabelas e Conversões

TABELA DE DIMENSÕES DE ROSCAS

Ver Catálogo

TABELA DE EQUIVALÊNCIA

Ver Catálogo

TABELA DE CONVERSÕES

Ver Catálogo

Dados para a compra

Siga abaixo o “passo-a-passo” de como fazer para definir qual o melhor Tubo Metálico Flexível. Caso haja alguma dúvida entre em contato com nosso Departamento de Vendas.

  • Produto a ser transportado;
  • Temperatura de Trabalho;
  • Pressão de Trabalho;
  • Tipo de Instalação;
  • Medida certa onde será instalado.

Medidas para Aquisição

Siga os exemplos de como você deve observar a medida dos tubos na montagem do seu pedido.

Todos nossos tubos são medidos de "ponta a ponta".

Para obter somente o comprimento do tubo, procure nas tabelas de terminais, some o comprimento de cada terminal e subtraia do comprimento total.

Instalação

O principal cuidado na instalação e durante o trabalho dos Tubos Metálicos Flexíveis é assegurar que em momento algum eles sofram qualquer tipo de torção. É importante também assegurar que os terminais, assim como o movimento executado estejam no mesmo plano.

De forma a evitar torções em instalações onde haja movimento, instale o tubo deixando um dos lados sem aperto e em seguida execute com o tubo vazio o movimento ao qual será submedito por um ou dois ciclos para que o tubo se acomode, daí sim aperte o terminal.

Em instalações onde haja Adaptadores ou União o cuidado deve ser redobrado, utilizando sempre duas chaves, uma travando e outra realizando o aperto.

Nunca instale os Tubos Metálicos Flexíveis de forma axial e sim perpendicularmente ao movimento.

Distância de segurança dos terminais para instalações em curvas

Abaixo temos algumas informações de instalações que devem ser observados. Outros exemplos não citados devem ser consultados com nosso Departamento Técnico ou nosso catalogo.

Para evitar a torção dos tubos utilize sempre duas chaves.

Respeite o raio mínimo de curvatura e não faça curvas próximo aos terminais. Utilize tubos rígidos, pois dessa forma evita-se flexões alternadas e bruscas próximo aos terminais. Mantenha a distância mínima conforme a tabela acima.

Mantenha o eixo do Tubo no mesmo plano do movimento, evitando torções que danificam o tubo.

Para absorver expansões maiores, instale os Tubos Metálicos Flexíveis em ângulos de 90°.

De forma a absorver vibrações em diversas direções, instale os tubos em 90° ficando o ângulo reto a direção do movimento. Os tubos não absorvem vibrações axiais.

Para absorver movimentos em uma ou duas direções, determine o comprimento e a distância certa p/ instalação e evite esforços próximos aos terminais, guardando a distância conforme a tabela na página anterior

Centralize o tubo de forma a garantir que as extremidades permaneçam no mesmo ponto.

Ao Instalar tubos com terminais para solda, proteja as extremidades do tubo com pasta isolante, pano ou estopa bem úmidos, para evitar o derretimento da soldagem original.

Não permita que os tubos instalados em curva fiquem roçando em paredes, piso ou qualquer outra coisa que possa vir à danificá-lo.

Procure instalar os tubos sempre de forma que não forcem os terminais e observe para que as curvas de 90° não fiquem menores que o mínimo raio flexão intermitentes. Instale-os livre de torções na direção principal do movimento, que deve estar no mesmo plano.

Questionamentos pertinentes

O que é um Tubo Metálico Flexível?

É um tubo rígido que através de um processo industrial torna-se flexível, podem ser usado nas mais diversas áreas.

Quais são suas aplicações?

Podem ser usados na passagem de gases, combustíveis, vapores, líquidos etc.

Que materiais são utilizados?

Os Tubos Metálicos Flexíveis podem ser feitos em Aço Inox (304 e 321) e Tomback (cobre 85/15).

Os Tubos Metálicos Flexíveis pode ser submetido a alta e baixa pressão?

Sim, a variação máxima é determinada pelo diâmetro nominal e a quantidade de malhas externas que envolvem o tubo.

Os Tubos Metálicos Flexíveis pode ser submetido a altas e baixas temperaturas?

Assim como a pressão a temperatura que um tubo pode ser exposto vai depender de fatores como a pressão de trabalho, a quantidade de malhas externas e os revestimentos externos que podem ser colocados sobre o tubo.

Que terminais pode ser usados nos Tubos Metálicos Flexíveis?

Há uma grande variedade de terminais que podem ser soldados aos tubos. Você pode ver alguns exemplos clicando aqui e caso haja necessidade de outro terminal entre em contato com nosso Departamento de Vendas.

Como sei qual a melhor montagem posso utilizar?

Basta respeitar os cuidados de instalações como: raio mínimo de curvatura, movimentação e/ou vibração, distância correta, etc. Maiores detalhes podem ser obtidos em nosso catálogo, no link download, com nosso Departamento técnico.

Contatos

  • +55 (11) 4072-4010
  • vendas@damflex.com.br

Onde estamos

  • Av. Conceição, 789
  • Centro – Diadema / SP
  • CEP: 09920-000 – Brasil

Redes Sociais